quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Concursos públicos estão mantidos apesar de crise, diz governo

09:33 - 04/09/2013
Renée Le Campion


Secretário de Gestão Pública garante que não haverá mudanças em concursos (Crédito: Ascom)
Secretário de Gestão Pública garante que não haverá mudanças em concursos (Crédito: Ascom)
Apesar de Alagoas ter estourado o limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no primeiro quadrimestre de 2013, o secretário de Estado da Gestão Pública, Alexandre Lages, garante que os concursos públicos realizados pelo Estado não serão prejudicados. O governo gastou 49,05% da sua receita com gastos com pessoal.
Lages espera que o segundo quadrimestre feche abaixo dos 49%, que é considerado o limite máximo estabelecido pela legislação. Ele reconhece que a situação é preocupante, mas afirma que outros estados, a exemplo do Paraná e Sergipe, também ultrapassaram o limite da LRF.
A queda na arrecadação de impostos é o principal fator para o Estado ter gasto além do permitido, segundo o secretário. Ele reforça que os concursos da Polícia Militar, Polícia Civil, Perícia Oficial e o da Educação, ainda não lançado, seguem seu cronograma sem alterações.
A previsão é que o resultado final do concurso da Polícia Militar seja publicado no dia 19 de setembro. Foram aprovados mil soldados e 40 oficiais combatentes, além de formação de cadastro de reserva. Já os aprovados para 40 vagas de delegado, 120 de escrivão e 240 de agentes da Polícia Civil ainda esperam nomeação, após várias batalhas judiciais travadas por candidatos. 
O aguardado certame da Perícia Oficial, que visa suprir a carência de peritos criminais, peritos médico-legistas, papiloscopistas e técnicos forenses, com 37 vagas, teve as inscrições reabertas e encerradas na semana passada. Com isso, as provas foram remarcadas para o dia 3 de novembro.
Finalmente, o concurso da Secretaria de Estado da Educação, que foi anunciado em janeiro de 2012, deve ser realizado pelo Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UNB). A nova secretária da pasta, Josicleide Moura, afirma que o certame acontece até o fim deste ano. A oferta é gorda: serão 3.477 vagas para professores e técnicos administrativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senhores internautas sem ofender a imagem de ninguém.